Curta

domingo, 22 de dezembro de 2013

Entrevista com Victor Romário

Tivemos o prazer de entrevistar aqui o escritor Victor Romário. Autor do livro Natureza Humana, ele nos contou sobre sua vida, sua trajetória com a escrita e suas obras favoritas. 
                                                                                                                             por Luciana Mutarelli

1- Victor, como e quando você descobriu seu talento para escrever? 
Victor- E será que eu tenho algum? (risos). Fico lisonjeado com o elogio quanto ao talento, pois não me considero ter tal aptidão, mas comecei a escrever na 4ª série, em 2005, quando minha professora de português/redação pediu para que criássemos uma pequena história, cujos personagens principais fossem a união de dois animais. A minha história foi: A Aventura de Formicão (formiga com cão) e Rafante (rato com elefante). 

2- Qual seu gênero de leitura favorita?  
Victor- Meu gênero de literatura favorito é o romance. Mesmo gostando um pouco de histórias de suspense e terror, o romance é o meu preferido.

3- Tem alguma obra que você tenha gostado muito e queira indicar para os nossos leitores?
Victor- Uma obra que marcou minha infância, e cujo autor me inspira até hoje é “A Causa Secreta”, de Machado de Assis. Amo os contos e livros deste autor, mas este é importante porque foi o primeiro que me chocou com a análise psicológica dos personagens, mostrando a transformação drástica do ser humano por causa de situações comuns da vida, como um romance e uma amizade. Mas falando de romance, “Morte e Vida de Charlie St. Cloud”, de Bem Sherwood, me emocionou com o romance impossível e o drama com o irmão, recomendo este livro.

4- Onde você buscou inspiração para escrever Natureza Humana? 
Victor- Pergunta difícil de responder (risos), por que Natureza Humana surgiu por causa de um boom emocional e ganhou proporções que nem eu sei se consigo controlar. Mentira, consigo sim (risos). É que no final do semestre passado eu ia começar a escrever um conto para um livro, só que então eu passei por uma crise em meu relacionamento, que acabou terminando um namoro de 9 meses, e eu fiquei muito decepcionado com a pessoa e a situação. Quando decidi colocar toda a minha mágoa e sensibilidade naquela história que eu estava escrevendo, acabei encontrando vários elementos que eu poderia explorar mais. A ideia foi transformar aquela historinha em um romance, mas por falta de tempo, achei melhor dividir em volumes. Atualmente tenho ideia para 3 volumes, com um grande desfecho.

5- Você  tem mais alguma publicação além dessa?
Victor- Ainda não tenho mais publicações, mas terei em breve. Estou desenvolvendo, além do segundo volume de Natureza Humana, dois romances para 2014: Eu Não Consigo Tirar Meus Olhos de Você e Nunca Subestime uma Garota.

6- Além da escrita, quais outras atividades você aprecia?
Victor- Outras atividades que gosto é atuar.

7- Como você enxerga o mercado editorial hoje em dia? 
Victor- Ainda sou leigo sobre o mercado editorial, a única coisa que sei sobre ele, por experiência própria, é que está difícil participar dele (risos).

8 - Sabemos que os brasileiros, em geral, leem pouco. O que você sugere para mudar essa realidade?
Victor- Bolsa Livros? Brincadeira. Dar dinheiro para as pessoas não farão com que elas queiram ler, só vai fazer com quem ler, leia mais. O que seria interessante, além de um programa nas escolas de incentivo à leitura desde a alfabetização, acho que deve ser feito um movimento de popularização da literatura, algo do tipo como a cultura pop dos Estados Unidos, com mais teatros...aproximar a literatura do “povo”. 

Victor. Agradecemos imensamente por sua entrevista, atenção e colaboração! Desejamos muitas felicidades e sucesso com suas obras!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário